Aromáticas Vivas #2 | Coentros e Hortelã-Menta

by - abril 12, 2018



      


Continuando com as ervinhas aromáticas maravilhosas da Aromáticas Vivas. Hoje vou falar-vos de Coentros e de Hortelã-Menta.


Coentros



"Planta de folhas verdes, que apesar de mais arredondadas, são parecidas com as da Salsa. É uma planta com um cheiro e gosto característico e as suas folhas são macias."

Como utilizar

Como tem um sabor intenso é ótimo tanto para tempero como para condimento. Os Coentros são perfeitos para pratos de peixe e/ou marisco, açordas e sopas.

Benefícios

Esta erva tem "propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas", é rica em ferro e vitamina C e melhora a motilidade (conjunto de movimentos que ocorrem no interior do tubo digestivo) e as secreções gástricas


Hortelã-Menta



"A Hortelã-Menta é uma planta herbácea vivaz e vigorosa. De um corte nascem várias ramificações. Possui folhas eretas e um aroma forte e agradável. Poderão aparecer folhas pretas ou amarelas na base da Hortelã-Menta, visto que existe uma falta de luz no centro da planta a partir de uma certa altura."

Como utilizar

Esta erva é perfeita para saladas, sopas, sobremesas de chocolate, gelados e cocktails.

Benefícios

Rica em vitaminas A, B, C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Tem propriedades analgésicas, anticancerígenas e antifúngicas. Ajuda na má digestão e azia, no alívio de dores abdominais e musculares. É também ótima para curar gripes.





Sendo eu do Norte, não uso muito Coentros, mas depois de experimentar fiquei fã.

Como dizem que é perfeito para pratos de peixe e marisco, fiz um belo arroz de tamboril com camarão e claro, adicionei um pouco de Coentros. Ficou uma maravilha.



Sabem aqueles chocolates com menta (tipo After Eight)? Pois é, não gosto. Mas adoro cocktails com folhas de Hortelã-Menta.

Por isso mesmo, decidi arriscar e deitar umas folhinhas na Mousse de Chocolate (caseira). Não posso dizer que adorei, mas sem dúvida que deu um "toque" especial. Aconselho a experimentar, mesmo a quem (como eu) não aprecia menta no chocolate.



Se quiserem as receitas é só dizer.

Já experimentaram estas ervas? Digam-me em quê e deixem aqui as vossas receitas.





Aromáticas Vivas | O mais fresco da tua cozinha

Aromáticas Vivas #1 | Curei uma constipação com Tomilho

You May Also Like

1 comentários