Aromáticas Vivas #1 | Curei uma constipação com Tomilho

by - fevereiro 28, 2018



      


Como já vos tinha falado, recebi umas ervinhas aromáticas da Aromáticas Vivas. Hoje vou falar-vos de duas dessas ervas, o Tomilho e o Tomilho-Limão.


Tomilho



"O Tomilho é uma planta semi-arbustiva, com caules rasteiros, folhas e flores pequenas (rosadas ou brancas) e um aroma forte e intenso."

Como utilizar

Tem um aroma forte e intenso, com sabor picante. É óptimo para "guisados e cozidos, pratos de carne, de peixe, sopas e molhos (assados e grelhados)".

Benefícios

Contem vitaminas B e C, magnésio e Timol (um óleo essencial). É perfeito para combater "todos os tipos de infeções, incluindo constipações, gripe e sinusite". Tem propriedades anti-inflamatórias, expetorantes, antibacterianas, antissépticas, desinfetantes e digestivas.


Tomilho-Limão



Semelhante ao Tomilho vulgar mas com um aroma intenso a limão. Geralmente as folhas têm um traço ou tonalidade amarela. É um arbusto perene, semi-lenhoso, podendo atingir cerca de 30 cm de altura.

Como utilizar

Tem um suave sabor e cheiro a limão, o que o torna um óptimo condimento. Perfeito para ser usado em carnes (principalmente de aves), mas também é muito usado em peixes, saladas, sopas e chás.

Benefícios

Tal como o Tomilho, é muito bom para combater problemas respiratórios, digestivos e também acalmar a tosse.





Usei estas ervas duas vezes.

A primeira, usei numa salada normalíssima de alface e cebola, a qual temperei com um fio de azeite e uma boa porção de Tomilho-Limão. Garanto que ficou uma delícia.



A segunda e última vez que usei foi para um chá (infusão) das duas ervas aromáticas com um bocadinho de mel. Não vou mentir e dizer que fica maravilhoso. Não. Mas bebe-se bem. O que eu quero salientar neste chá é que na altura estava com uma grande constipação, e não é que disse adeus aos lenços rapidinho... e sem medicamentos. Recomendo.





Já experimentaram estas ervas? Digam-me em quê e deixem aqui as vossas receitas.


You May Also Like

4 comentários

  1. Não sabia desta mais valia do tomilho! Na próxima constipação tenho de experimentar. kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Mas que ótima ideia! Vou também experimentar a fazer um chá de tomilho!
    Tudo de bom,
    Mónica Rebelo do blogue Cozinha Com Rosto :)
    https://cozinhacomrosto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Beatriz, sou nova aqui pelo Blog e vi o teu link no grupo Girly Bloggers PT! Já estou a seguir o teu trabalho, beijinhos <3

    https://fashioninsilver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ola Querida:) Tudo bem?
    Não sabia mas que ótima ideia:) Vou experimentar:)
    Beijinhos Karina
    Novo post :http://openklosetfashion.blogspot.pt/2018/02/convento-do-espinheiro-historic-hotel.html#disqus_thread

    ResponderEliminar